Clique e acompanhe as noticias

C.E.Romualdo Monteiro de Barros

Neste espaço divulgaremos as atividades, projetos, realizações da comunidade escolar; assim como será ambiente de atualização e partilha do conhecimento e experiências vivenciadas.

Quem sou eu

Minha foto
Sou Valéria Cristina. Tenho licenciatura em Ciências Sociais - Sociologia. Extensão em Mídias na Educação - UFRJ Também sou O.T. (Orientadora Tecnológica).

Seguidores

Ciência Maluca

Blogs SUPERINTERESSANTE

segunda-feira, 29 de março de 2010






















sábado, 27 de março de 2010





















quinta-feira, 25 de março de 2010
Leia o texto em http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/como-montar-laboratorio-informatica-tecnologia-computadores-539180.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/

MAIS LIDOS:
segunda-feira, 22 de março de 2010
Cedae lança projeto educativo no Dia Mundial da Água. Leia mais em
http://www.educacao.rj.gov.br/index5.aspx?tipo=categ&idcategoria=637&idItem=4149&idsecao=13
segunda-feira, 15 de março de 2010

15 de março

Dia da Escola

Elza Fiúza/Abr

Alunos de uma escola pública de Brasília no laboratório de informática

A escola também tem a sua data de comemoração: o dia 15 de março. Muita gente pode pensar que a escola não merece essa homenagem, por considerá-la um lugar chato, onde se tem de ir por obrigação, com hora marcada de entrada e de saída, e se esforçar para aprender muita coisa que a gente nem sabe ao certo para que serve.

Até certo ponto, isso pode ser verdade, mas há outra maneira de encarar a questão. Obrigações, de maneira geral, fazem parte da vida e todos têm de se acostumar a elas. E os horários determinados também vão existir fora da escola, no mundo do emprego e do trabalho. Por isso, a rotina que a escola estabelece não deixa de ser também um treinamento para a vida adulta.

Sobre o esforço para o aprendizado, por incrível que pareça, ele também tem seus pontos positivos, quando se considera que aprender algo que a gente não sabe é uma espécie de desafio para a inteligência de cada um. Você não tem curiosidade de descobrir qual é a sua capacidade de resolver os problemas que lhe aparecem pela frente? Não tem vontade de se preparar para enfrentá-los?

Certamente, a escola é também um local que lhe possibilita satisfazer muito de suas curiosidades a respeito do mundo que está ao seu redor. É na escola que você vai conhecer tudo o que aconteceu no Brasil e no mundo, antes de você chegar a eles. Aliás, é lá que você vai saber onde fica a cidade, o Estado e o país em que você vive, qual a posição que eles ocupam no mundo e como o mundo se localiza no universo.

Pensando bem, muito do que já sabe, você deve à própria escola. Com certeza foi nela que você adquiriu a capacidade de ler um texto, sem a qual você não poderia estar compreendendo estas linhas que tem diante dos olhos agora. Também foi na escola que aprenderam matemática todos os homens responsáveis pelo surgimento dos computadores e da internet.

Só que a escola não é somente um espaço de treinamento e aprendizado. Ela também é um local de convivência, onde você conhece outras pessoas e faz muitas amizades. Sem falar que, na escola, também podem surgir emoções mais fortes, que se transformam em relacionamentos afetivos, em namorar ou ficar com alguém.

Por isso, a escola também deve ser vista como um lugar de diversão e prazer. Aliás, você sabia que é essa a origem da palavra escola? "Escola" vem do grego skholê, que significava precisamente "descanso, repouso, lazer, tempo livre", pois, na Grécia antiga, só quem tinha tempo livre, quem não tinha obrigações com o trabalho braçal, podia se dedicar aos exercícios físicos e mentais.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-escola.jhtm



terça-feira, 9 de março de 2010







terça-feira, 2 de março de 2010

NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

ASSIM DÁ CERTO

1 Escolher conteúdos
Eleger e estudar os conteúdos que serão apresentados ou aprofundados na sala de informática é essencial para que a aula seja objetiva e produtiva. Além disso, faz com que o professor se sinta mais seguro na hora da aula.

2 Selecionar programas
Com o conteúdo escolhido, é hora de encontrar os programas e sites mais apropriados para atingir as metas de aprendizagem. Se a aula é de redação, um editor de textos é uma boa opção.

3 Fazer o roteiro da aula
Todas as atividades precisam ser bem estruturadas e bem planejadas, prevendo momentos de pesquisa, de visualização do conteúdo estudado e de troca de informações. Isso evita a dispersão.


4 Incentivar a interação
Os alunos devem interagir para construir conhecimento. Para tanto, que tal criar blogs, e-mails e fóruns?

5 Usar jogos educativos
Os desafios propostos pelos softwares e jogos virtuais estimulam os jovens e complementam a aula de forma lúdica.

6 Explorar o audiovisual
A internet e os programas educativos oferecem vídeos e animações que favorecem o aprendizado. Use-os!

7 Permitir que o aluno crie
Publicar textos em blogs ou sites e fazer apresentações em slides torna o estudante produtor de conteúdo e de conhecimento.


8 Evitar a desatenção
Para a turma não perder o foco da aula, vale bloquear o acesso a sites de relacionamento, salas de bate-papo e programas de mensagens que não sejam coerentes com o conteúdo ensinado.

9 Criar espaço lúdico
Todos precisam ficar à vontade na sala de informática. Por isso, coloque nas paredes cartazes, mapas, ilustrações e trabalhos dos alunos, criando um ambiente acolhedor e rico em informações.

10 Preparar-se bastante
Você se sentirá mais seguro na sala de informática se aprender a usar a máquina, a internet e os programas básicos. Além disso, terá melhores resultados.


ASSIM NÃO DÁ

1 Dar aula só de informática
O objetivo das aulas na sala de informática não deve ser formar técnicos, mas melhorar o aprendizado. Por isso, evite o uso do espaço apenas para ensinar a operar programas.

2 Não ter planejamento
A falta de objetivos claros faz com que tanto professor como alunos percam o foco, comprometendo o aprendizado.

3 Achar que a turma sabe tudo
Embora os jovens sejam espertos quando o assunto é informática, é um erro supor que todos dominem as ferramentas com a mesma destreza. Não deixe de ensinar como operar os programas básicos. Dessa forma, os menos plugados conseguirão acompanhar as aulas.


4 Usar a sala para distração
Computador na escola tem de estar voltado somente para a aprendizagem. Se a garotada usar o laboratório no período entre aulas, vai associá-lo somente ao lazer.

5 Liberar o entretenimento
Sites de relacionamento, download de músicas e jogos eletrônicos dispersam o aluno durante a aula

6 Deixar os alunos sozinhos
Sem mediação, eles iniciarão bate-papos e ainda poderão acessar conteúdos impróprios.

7 Censurar demais
Se for para encontrar páginas e ferramentas sobre o tema da aula, não cerceie a liberdade da turma na hora de navegar na internet.

8 Ter poucas máquinas
As atividades ficam prejudicadas quando os estudantes não usam o computador de forma igualitária. O ideal é ter um equipamento para cada dois alunos. Assim, todos terão a chance de operá-lo durante a aula.

9 Ver o micro como rival
Se você tiver medo da tecnologia e dos avanços que ela traz, jamais vai enxergá-la como uma fonte de conhecimento e informação. Quando bem utilizada, a tendência é que ela vire aliada, em vez de concorrente.

10 Usar equipamento ruim
Computadores muito lentos e defasados sempre causam frustração e perda do interesse. por parte dos Alunos. Evite-os.

fonte:

http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0215/aberto/mt_298267.shtml

segunda-feira, 1 de março de 2010
O Plano de Aula abaixo foi elaborado por três professoras do Curso de Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC’s.
Fernanda Gomes da Silva Tardin, Aline Borges da Silva e Valéria Cristina Coelho Machado
Tutora: Luciene Lopes
Unidade 2
A aula refere-se a Atividade 2.5 - Planejando atividade com hipertexto ou Internet

Plano de Aula

Assunto: Esportes de Aventura

Tema: Navegando nos esportes radicais

Disciplinas Envolvidas: Educação Física e Língua Portuguesa

Público Alvo: 6° e 7° ano

Período de Execução: 04 aulas

Objetivo Geral: Interagir com a tecnologia, acessando hipertextos para conhecer e familiarizar-se com os esportes radicais, adotando uma postura de busca de conhecimentos necessários e passíveis de serem utilizados no seu dia a dia.

Descrição da Atividade:

1. Pesquisar com a turma o tema “Esportes de Aventura”
2. Navegar no site Wikipédia, acessando os links sobre o esporte em questão.
3.Acessar se necessários outros sites relacionados ao tema e navegar pelos hipertextos para aprofundar conhecimentos sobre os esportes a serem pesquisados.
4.Após a pesquisa realizada, criar um Portfólio com o esporte de aventura que mais chamou atenção, listando vários hiperlinks relacionados a este esporte e procedendo assim:

* Nome do esporte
* Características
* Pontos positivos
* Restrições
* Imagens
* Equipamentos necessários
* Locais apropriados

Recursos Materiais: Computadores com acesso a Internet

Recursos Humanos: Professores e Orientador Tecnológico

Competências e conhecimentos necessários: Domínio da leitura textual e conhecimentos básicos de editor de texto e Internet

Avaliação:
A avaliação será feita pelas professoras presentes no LIED observando a participação, o envolvimento dos alunos e principalmente o cumprimento do prazo estabelecido e a qualidade e conteúdo do Portfólio confeccionado.


PROJETO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA

A Tecnologia na Educação

Período: ano letivo de 2010

Colégio Estadual Romualdo Monteiro de Barros


OBJETIVO GERAL:

Incentivar e facilitar o uso dos recursos das Tics (Tecnologias da Informação e Comunicação).


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


Desenvolver nos alunos: senso crítico, iniciativa, tolerância.

Estimular o raciocínio e o trabalho em equipe;

Promover a inclusão digital;

Tornar as aulas mais próximas da linguagem cotidiana dos alunos;

Incentivar a pesquisar e o "aprender a aprender";

Interligar os conceitos.

JUSTIFICATIVA:


A Tecnologia na Educação requer um olhar mais abrangente, envolvendo novas formas de ensinar e de aprender condizentes com o paradigma da sociedade do conhecimento, o qual se caracteriza pelos princípios da diversidade, da integração e da complexidade.



"A educação é, antes de mais nada, desenvolvimento de potencialidades e a apropriação do "saber social" (conjunto de conhecimentos e habilidades, atitudes e valores que são produzidos pelas classes, em uma situação histórica dada de relações para dar conta de seus interesses e necessidades). Trata-se de buscar, na educação, conhecimentos e habilidades que permitam uma melhor compreensão da realidade e envolva a capacidade de fazer valer os próprios interesses econômicos, políticos e culturais" (Gryzybowski, 1986:41-2); portanto, as Tics são instrumento facilitador, transformando conhecimento em aprendizagem.


SUGESTÕES DE ATIVIDADES:


LINGUAGENS:


•Livro digital;

•Gravação de áudio com poesias recitadas pelos alunos;

•Jogos educativos (on line ou em cd) – sugestão: www.brincandoseaprende.com.br

•Charges (on line);


CIÊNCIAS EXATAS:


•Tabelas e planilhas ;

•Conversor de moedas on line -sugestão: www.financeone.com.br;

•Jogos educativos – Sugestão www.rachacuca.com.br ;



ARTES:

•Pesquisas em sites de busca, sobre algum pintor. Recriar a pintura usando o editor de imagens;

•Softwares educativos;

•Caricaturas;

•Mosaicos;

•Pesquisa sobre músicas e danças típicas;



CIÊNCIAS HUMANAS E BIOLÓGICAS:


•Pesquisas em sites de busca;

•Jogos educativos;

•Vídeos on line e DVD's – Sugestão: www.portacurtas.com.br

•Portfólio digital.


LINKS:

http://jogos.wwf.org.br/casaeficiente

http://mil.codigolivre.org.br/experimente/index.html

http://rachacuca.com.br

http://revistaescola.abril.com.br

http://sitededicas.uol.com.br/linkedu.htm

http://sociologia.incubadora.fapesp.br/portal

http://sogeografia.com.br

http://veja.abril.com.br/idade/saladeaula/guia/guia.html

http://webeduc.mec.gov.br

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/smed/inclusaodigital/atividades_educativas.htm

http://www.alzirazulmira.com/index1.html

http://www.brincandoseaprende.com.br

http://www.cambito.com.br/jogos.htm

http://www.cbpf.br/~caruso/tirinhas/index.htm

http://www.cipo.org.br/escolacomsabor

http://www.conteudoseducacionais.com.br

http://www.dicionarios-online.com/ciencias_sociais.html

http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm

http://www.escolabr.com/portal/modules/news

http://www.filosofia.com.br

http://www.filosofia.com.br

http://www.machadodeassis.org.br

http://www.mundojovem.com.br/filmes-para-sala-de-aula.php

http://www.pedagogia.com.br

http://www.sobiologia.com.br

http://www.soespanhol.com.br

http://www.sofisica.com.br

http://www.sohistoria.com.br

http://www.solinguainglesa.com.br

http://www.somatematica.com.br

http://www.sonutricao.com.br

http://www.soportugues.com.br

Autoria: Valéria Cristina Coelho Machado - Orientadora Tecnológica.